Dúvidas mais comuns sobre um casamento religioso

1. É essencial que todos os casamentos religiosos tenham missa?

Ter ou não missa no casamento depende não só da vontade dos noivos como da disponibilidade dos sacerdotes. É provável que tanto tenham assistido a casamentos mais longos, como a cerimónias em que apenas se celebra o matrimónio. Uma vez que se trata de sacramentos diferentes, eucaristia e matrimónio poderão ser celebrados separadamente.

2. Ser baptizado é um requisito para se poder casar?

É necessário que pelo menos um dos noivos seja baptizado. No entanto, existem programas de baptismo que permitem aos noivos realizar o baptismo pouco tempo antes do casamento. Se um dos noivos não for baptizado, nem pense em fazê-lo, ainda é possível que se casem pela igreja. Para tal, é necessário que o noivo que não é baptizado seja dispensado - se for este o vosso caso, não se esqueçam de confirmar toda a informação com o padre.

3. E quanto à primeira comunhão e ao crisma?

A primeira comunhão não é obrigatória para que se possam casar. Se nenhum dos dois noivos a fez, podem mesmo optar por uma cerimónia apenas com o matrimónio e sem missa. No caso de um ter e outro não, e se preferirem uma cerimónia com eucaristia, o noivo que não tem a primeira comunhão não poderá comungar. Quanto ao crisma, embora seja aconselhável que o tenham, tal também não é obrigatório. 

4. Quais os documentos necessários para o casamento?

A documentação necessária é a seguinte: Identificação, certidão de nascimento, Certidão de baptismo e certificado de participação no curso de preparação para o matrimónio. Normalmente, estes documentos são entregues na paróquia cerca de três meses antes da data do casamento. No caso de um ou ambos os noivos já terem sido casados pelo civil, pode ser necessário mais alguma documentação - que pode ser pedida pelo padre.

5. E no caso de os noivos serem de religiões diferentes?

Neste caso, e se desejarem mesmo casar pela igreja, devem pedir informações na vossa paróquia e contactar o bispado da vossa região, para que possam abrir um processo. É também uma excelente oportunidade para adotarem costumes de ambas as religiões e tornarem o vosso casamento único.

6. O curso de preparação tem de ser feito na mesma paróquia do casamento?

Se tu e o teu noivo são de pontos diferentes do país, ou mesmo se se encontram fora, é normal que o sítio onde decidiram fazer o curso de preparação para o matrimónio não coincida com a paróquia onde desejam casar. Neste caso, não há qualquer problema, basta que entreguem o certificado de frequência no curso.

7. Podemos casar na praia? E no campo?

Se o vosso sonho sempre foi uma apaixonante cerimónia campestre, é possível concretizá-lo! As cerimónias religiosas podem ser celebradas ao ar livre, desde que encontrem um sacerdote que se disponibilize a tal. Outra opção passa por realizar uma cerimónia íntima na igreja e, mais tarde, realizar a bênção num local à vossa escolha.

8. E depois do casamento?

Simples: apenas têm de se dirigir à Conservatória do Registo Civil com a ata matrimonial, assinada pelos noivos e testemunhas. Assim o vosso casamento vai ser válido perante a justiça.  

Já esclareceram todas as vossas dúvidas? A partir do momento em que a noiva tem o anel de noivado, há uma série de procedimentos a tratar, especialmente se se querem casar pela igreja. De qualquer forma, é indispensável falarem com o vosso padre ou com a paróquia para confirmarem qualquer informação

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora