Qual a ordem protocolar de entrada e saída do casamento religioso?
Os primeiros a entrar são todos os convidados. Normalmente chegam primeiro os familiares do noivo e depois os da noiva. Mas todos entram primeiro que o próprio noivo. Depois segue-se o protocolo.
Este é daqueles casos em que uma imagem como a apresentada abaixo ajuda muito. Contudo, note-se que em Portugal, ao contrário do que está na imagem, a noiva vem no fim de tudo e as alianças vêm imediatamente á sua frente. Quem quiser levar uma menina a deitar pétalas de flores para o chão a anunciar a chegada da noiva, esta menina deve vir á frente das alianças. Portanto, os últimos 3 elementos a entrar depois das damas de Onor e dos pajens são, por esta ordem, a menina das flores, as alianças e a noiva.
A saída faz-se pela mesma ordem com os convidados a serem os primeiros a saír. Contudo, os pais de ambos os noivos saem acompanhados pelo seu respetivo cônjuge e o noivo passa a saír junto com a noiva no final de todos. Assim, depois dos convidados, saem primeiro os pais do noivo, depois os pais da noiva, depois os padrinhos, depois as damas e os pajens, depois os meninos das flores e das alianças e, por fim, os noivos.
Há outras configurações possíveis, até porque, esta não é a única forma de entrada possível. Por exemplo, pode optar-se por ser o padre a receber ambos os noivos á entrada da igreja e ambos entram juntos. Esta é uma boa solução para os casos em que noivo ou noiva já não tenham um ou ambos os pais ou em que os pais não concordam com a união, pelo que há sempre adaptações que se podem fazer. Relembramos: o dia C é o vosso dia! Vocês escolhem o que for melhor para que tudo corra bem.
